Destaques
Evento Nacional - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
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- Criado em 10-03-2021
A Direção-Geral da Educação promove, no próximo dia 12 de março, pelas 16h00, o Seminário online Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, bem como às comunidades educativas.
Neste evento, cuja sessão de abertura está cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, participam diversos oradores nacionais e internacionais, que apresentarão as suas perspetivas acerca da construção e implementação de um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital – O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas.
O Diretor do EduFor participa no Painel 2: PERCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PADDE.
Programa e mais informações disponíveis em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_evento_padde_3.pdf
Para assistir ao evento, aceda a: https://www.youtube.com/watch?v=1LaL9LR9xVs
Novas “Folhas” produzidas pelo Projeto MAIA
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- Criado em 04-03-2021
Divulgamos à comunidade, em geral, um conjunto de “Folhas” produzidas pelo Projeto MAIA, coordenado pelo Professor Domingos Fernandes.
O Projeto MAIA evidencia o trabalho de integração "ensino-aprendizagem-avaliação", com uma apropriação dos documentos curriculares inerentes ao processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na concretização de uma avaliação para as aprendizagens, para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
Estas “Folhas”, divulgadas de janeiro a março de 2021, três da autoria de Domingos Fernandes e uma de Eusébio André Machado, são fundamentais para se concretizar nas Escolas, quer a nível organizacional, quer fundamentalmente, nas práticas de avaliação pedagógica, na sala de aula, a promoção de aprendizagens significativas, bem como uma avaliação criterial.
1- Folha “Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas” (Domingos Fernandes). Esta é a primeira das Folhas acerca de questões relacionadas com as políticas de classificação e a atribuição de notas. “Há necessidade de desenvolver políticas de classificação mais associadas a processos de melhoria das aprendizagens dos alunos, quer a necessidade de redefinir os propósitos e o real significado das notas, quer ainda a necessidade de as relacionar estreitamente com as aprendizagens referenciais previstas no currículo”. cit. p.3. --»
2- Folha “Para uma iniciação às Práticas de Classificação através de Rubricas” (Domingos Fernandes). O uso de Rubricas para produzir “classificações mais credíveis, mais consistentes, mais transparentes e mais justas dos trabalhos dos alunos”.--»
3- Folha “Aprender Melhor em Políticas de Classificação Mais transparentes e Consistentes” (Domingos Fernandes). Aprender é a essência da atividade pedagógica. “O principal propósito é apoiar uma reflexão, acerca das formas como se desenvolve o processo conducente à classificação dos alunos, contribuir para que as “notas” possam estar mais associadas ao que os alunos efetivamente aprendem e são capazes de fazer”.--»
4- Folha “Para uma abordagem pedagógica dos testes” (Eusébio André Machado).
Pretende-se “tentar perceber de que modo os testes se podem constituir como processos de recolha de informação ao serviço das aprendizagens, da avaliação formativa e da distribuição de um feedback de elevada qualidade e efetividade.” Esta análise é sob o “paradigma de uma avaliação orientada para melhorar os processos de ensino e aprendizagem – e não apenas para classificar”.--»
Capacitação Digital dos Docentes: Questionário Ckeck-in
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- Criado em 21-02-2021
Abertura de inscrições para o curso de formação "Ensinar Português Língua Não Materna no Ensino Básico", Online
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- Criado em 03-02-2021
No seguimento do protocolo entre o EduFor e a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, detentora do serviço Ciberescola da Língua Portuguesa, estão abertas as inscrições para o curso de formação “Ensinar Português Língua Não Materna no Ensino Básico”, a iniciar no dia 03/03/2021, em regime de e-learning, num total de 25h (15h síncronas em video-conferência e 10h assíncronas).
Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 (formação acreditada na área científico didática).
Período de inscrição: até 18/02/2021
Mais informações e inscrições --»
Ação de Formação "Treino Especifico do Guarda-redes de Andebol"
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- Criado em 10-02-2021
A 4ª Ação de Formação “Trabalho Específico do Guarda-Redes de Andebol” do Centro Regional de Formação e Treino da Associação de Andebol de Viseu realiza-se no dia 20 de Fevereiro de 2021 com a seguinte programação:
- das 09h00 às 11h00 – via online, plataforma ZOOM
A Ação será ministrada pelo Prof. Ricardo Candeias, Treinador-adjunto do SC Portugal de Seniores Masculinos. É destinada para os treinadores de andebol, professores de educação física (grupos 260 e 620) e técnicos da atividade física das AEC´s.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até ao dia 18 de Fevereiro de 2021.
Link para as inscrições --»
Disseminação do projeto Erasmus+ KA2 "ASSESS", AE de Penalva do Castelo
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- Criado em 03-02-2021
Divulgamos informação sobre o projeto Erasmus+ KA2 "ASSESS" , coordenado pela Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, uma das escolas associadas ao EduFor
«The project ASSESS aims to define innovative methods and tools for the assessment of EFL learners. Its main goal is to bring new approaches to assessment and contribute to development of evaluation consciousness. It also wants to support restoration of assessment system and share good practices among European countries. By creating an international network , school and teachers can learn from one another, share valuable knowledge and insights and are better equipped. This strategic partnership offers a bridging innovative activity with concrete outcomes in Europe. These aspects contribute to many key objectives of The Europe 2020 strategy such as “promoting entrepreneurship, creativity and innovativeness at all levels of education”, “Promoting the acquisition of skills and competences “ and “adopting a holistic approach to language teaching and learning.”»
Website do Projeto: https://assessproject.eu/about/
Vídeo de Apresentação:
Relatório Final - Projeto MAIA (2019-2020)
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- Criado em 27-01-2021
Divulgamos o Relatório “Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020).
Este Relatório é referente ao trabalho de formação e investigação realizado no ano letivo 2019-2020, coordenado pelo Professor Domingos Fernandes.
Permite conhecer e compreender, melhor, o que implica a "Avaliação Pedagógica", bem como, "Dinâmicas e Processos de Formação", desde o desenvolvimento do Projeto MAIA, ao processo, práticas de formação, intervenientes, implementação e monitorização.
O Projeto MAIA evidencia o trabalho de integração "ensino-aprendizagem-avaliação", com uma apropriação dos documentos curriculares inerentes ao processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na concretização de uma avaliação para as aprendizagens. Há um caminho para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
"O relatório foi igualmente pensado para poder constituir um meio que permita suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento da avaliação e, muito particularmente, da avaliação pedagógica, da responsabilidade dos professores e das escolas e que, tipicamente, ocorre em contextos de sala de aula" (p.10).
Ver relatório --»
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