Segundo o Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Continua (CCPFC), as modalidades de formação dividem-se em dois grandes grupos: as acções de formação centradas nos conteúdos (cursos, módulos e seminários) e as acções de formação centradas nos contextos escolares e nas práticas profissionais (círculos de estudos, oficinas de formação, projectos e estágios).
Os cursos, os módulos e os seminários são, sem duvida, as modalidades mais generalizadas actualmente no sistema de formação continua e destinam-se dominantemente à aquisição de conhecimentos. Estas modalidades centradas nos conteúdos, podem ter alguma utilidade no desenvolvimento de conhecimentos, de capacidades e de competências dos professores, não garantindo a experimentação e aplicação dessas aquisições pessoais nos espaços de trabalho profissional, as salas de aula, as escolas e os territórios educativos.
Para esse efeito foram criadas outras modalidades (os círculos de estudos, as oficinas de formação, os projectos e os estágios), que pretendem dar resposta à formação centrada nos contextos escolares e nas praticas dos professores, orientada para a resolução de problemas as escolas e tendo como objectivo final a melhoria o processo ensino-aprendizagem dos alunos.
Características das Modalidades de Formação centradas nas práticas profissionais/contextos escolares
De entre estas modalidades, os círculos de estudos e os projectos estão particularmente vocacionados para permitirem que os profissionais se juntem, por iniciativa própria, elejam uma problemática comum sobre a sua realidade e desencadeiem a busca de soluções para esse problema, propondo ao seu centro de formação, a satisfação de uma preocupação profissional comum a todos, enquadrando estas iniciativas no sistema de formação contínua e valorizando-as para efeito de currículo e de carreira. Quanto às oficinas de formação e aos estagiários, estas têm como objectivo essencial a intervenção sobre as práticas específicas da actividade profissional, promovendo a formação em alternância, encontrando momentos de aplicação/experimentação e momentos de reflexão/melhoramento, avaliando continuamente os resultados provocados, em momentos sucessivos de acção e de reflexão.
(Adaptado de «contributo para a consolidação da formação continua centrada nas práticas profissionais». – CCPFC, 1999)
Quadro Explicativo
Formação Centrada na mudança da escola/território | Formação Centrada no exercício profissional | Formação Centrada no Conteúdo/Aprofundamento | ||||
Modalidade | Projecto | Círculo de Estudos | Estágio | Oficina de Formação | Seminário | Curso e Módulo |
Área mais adequada | A a D | A a D | C | C | B e C | A e D |
Duração | 15 a 50 horas | 15 a 50 horas (>= 10 semanas) |
15 a 30 horas | 15 a 30 horas | 15 a 60 horas (12 a 20 semanas) |
Mínimo: 15 horas s/ limite máximo |
Creditação Provisória |
3 cr./25 h. Pres. conjuntas | 1 cr./25 h. Pres. conjuntas | 3cr./25h pres. conjuntas | 2cr. / 25h pres. conjuntas | 1 cr. / 25h. pres. | |
Limite de participantes | 7 a 15 | 10 a 15 | 2 a 5 | 10 a 20 | 7 a 15 | |
Efeitos a produzir | Acção conjunta de mudança de procedimentos nas Escolas/Territórios | Conhecimentos técnicos para mudar procedimentos nas Escolas/territórios | Mudanças de práticas profissionais apoiada em supervisão | Mudança de práticas profissionais apoiada em materiais | Exercitar trabalho científico sobre práticas profissionais ou temas de educação | Adquirir conhecimentos e competências profissionais. Problematizar experiência dos professores |
Metodologias | - Formação centrada na Escola/ Território, a partir de um problema ou necessidade.
- Promoção de conhecimentos e de mudanças da práticas para resolver o problema. - Uso de metodologias de investigação/ formação/ intervenção. |
- Problematização da realidade.
- Promoção de mudanças das práticas profissionais - Avaliação de mudanças alcançadas nas práticas profissionais e dos materiais produzidos (relatório) |
- Identificação prévia de problemas/ necessidades de formação a partir se expectativas de mudanças e aperfeiçoamento de práticas
- Intervenção individual dos formandos no espaço profissional observação/ reflexão, discutida com o orientador - Relatório de Estágio do formando. |
- Identificação previa de problemas/ necessidades de formação a partir de relato das práticas profissionais dos participantes na educação.
- Avaliação e reformulação dos materiais e dos resultados com eles atingidos em função das necessidades identificadas nas sessões presenciais conjuntas. |
- Estudo autónomo
- Relato ao grupo e comentário - Apresentação de um ensaio escrito ou relatório científico de investigação |
- Articulação entre necessidades do sistema educativo e necessidades dos formandos.
- Proporção entre sessões teóricas e práticas que integre saberes experiências dos formandos |
Creditação Definitiva | 50 a 100% da creditação provisória (*) | 100 a 50% da creditação provisória (*) | 50 a 100% da creditação provisória (*) | 50 a 100% da creditação provisória (*) | 50 a 100% da creditação provisória (**) | 1 cr./b 25 h. presenciais |
(*) A creditação provisória será convertida em definitiva, em relação a cada um dos formandos, pelos Centros de Formação com base em parecer fundamentado de um Consultor de Formação, caso exista nos termos da alínea e) do nº 2 do artigo 25º do RJFCP, ou por um especialista na temática da acção, sobre relatório produzido pela equipa formadora.
(**) Idem, com base em parecer do director do Seminário.
Fonte: Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua.